Cia Teatro Balagan apresenta espetáculo Prometheus – A Tragédia do Fogo em Londrina

Pela primeira vez, o espetáculo “Prometheus – A Tragédia do Fogo”, de São Paulo, realiza turnê pelos estados do Paraná (Londrina e Paranaguá) e Santa Catarina (Itajaí, Joinville e Blumenau). A montagem recebeu o prêmio Shell de Teatro, nas categorias Música e Figurino e foi selecionada para representar o Brasil nos festivais de Avignon e Edimburgo – Brasil em Cena. Participou também dos festivais de Presidente Prudente, Festival de Inverno de São João del Rey, Abril Pra Cena (Registro/SP).

O espetáculo resulta de uma longa e profunda pesquisa artística envolvendo o núcleo da Cia Teatro Balagan e artistas convidados, iniciada em janeiro de 2008, e que se desdobrou em várias etapas de criação de um espetáculo a partir do mito de Prometeu.

O trabalho foi construído a partir de princípios e modos de criação que permeiam a história da Balagan, uma das companhias mais importantes da cena contemporânea paulista, como o trabalho com a palavra, as formas narrativas como base da encenação, o papel do coro como protagonista da ação cênica e, por último, a dança e o canto como matérias expressivas da escritura cênica.

Sinopse



Em “Prometheus – A Tragédia do Fogo”, as vozes dos atores-narradores, das figuras presentes no mito e do coro se sobrepõem e se articulam no relato dos diversos acontecimentos que compõem o mito: a criação do homem, a separação dos deuses e dos homens, a separação do homem e da natureza, a separação dos irmãos Prometeu/Epimeteu, o roubo do fogo, a condenação do titã ao Cáucaso e sua libertação, a morte da Águia, entre outros.

Serviço:
O quê: “Prometheus – A Tragédia do Fogo”
Quando: 14/01 (terça-feira) e 15/01 (quarta-feira)
Horário: 20h
Onde: Sala de Teatro da Divisão de Artes Cênicas da UEL
Endereço: Avenida Celso Garcia Cid, 205 – Centro – Londrina
Telefone: (43) 33221030 (43) 33248694
Lotação: 100 lugares
Quanto: entrada franca
Ingressos: retirada 1 hora antes do início da sessão
Classificação: Livre (até 12 anos, acompanhado pelos pais)

O quê: Oficina
Quando: 15/01 (quarta-feira)
Horário: 9h30 às 12h30
Onde: Sala de Ensaio da divisão de artes cênicas/UEL
Quanto: Gratuito (20 vagas)
Inscrições: por meio do e-mail contato@ciateatrobalagan.com.br





Deixe seu comentário