ExpoLondrina 2013 começou ontem

Uma das mais importantes exposições agropecuária e industrial do país, a ExpoLondrina 2013, começou ontem (4). A solenidade de abertura aconteceu no Centro de treinamento Milton Alcover, no Parque deExposições Ney Braga. O evento na cidade de Londrina, que dura 11 dias, deve reunir meio milhão de pessoas e movimentar cerca de R$ 355 milhões.

A cerimônia contou com a presença do governador do Paraná, BetoRicha (PSDB), do secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, do senador Sérgio Souza, entre outras autoridades municipais, estaduais e federais.

“Todas as nossas diretorias trabalham para superar metas e a nossa não é diferente. No entanto, temos a compreensão que chegamos a números extraordinários e, se crescermos será ótimo, mas se mantivermos o ritmo das exposições anteriores, também comemoraremos os resultados”, comentou Moacir Sgarioni, presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP).

A 53ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, no Estado do Paraná, conta com uma agenda de 23 leilões de gado de corte, elite e leite e de cavalos. Entre animais para exposição, leilão e julgamentos das mais variadas raças de bovinos, caprinos, equinos, suínos e ovinos. De acordo com a SRP, passarão pelo Parque Ney Braga em torno de 12 mil cabeças. A pista de julgamentos de Londrina integra o ranking nacional e seus resultados são bastante relevantes para as raças participantes.

A ExpoLondrina movimenta também valores expressivos nos setores de veículos, máquinas e implementos agrícolas. Tanto, que as principais marcas estarão presentes no evento, entre elas estão a Chevrolet – Metronorte; Ford – Grupo Tropical;  Fiat – Marajó; Vernie –  Citroen; Volkswagen – Norpave; Toyota – Jabur Toyopar; Peugeot – Ópera Peugeot;  Nissan – Tropinorte;  Mitsubishi – Mizumi; Hyundai – Caoa; e Honda – Caiuás. A participação deste setor na feira vem crescendo numa média de 10% nos últimos três anos.



Há negociações também no setor de máquinas e implementos agrícolas e também linhas de crédito para produtores, com a atuação das principais marcas e agências bancárias. Ao todo, a ExpoLondrina vai reunir em 2013 cerca de 2 mil expositores, o que gera de sete a dez mil empregos direto e indireto.

O evento também conta com ampla agenda técnica, com a realização de seminários, palestras, oficinas, através de parceria da SRP e Seab/Emater. Além disso, o público também poderá conferir apresentações culturais e de músicos locais e regionais no Palco 2. A novidade deste ano fica para o Festival de Talentos Sertanejos da Região, que ocorre no domingo (7), no Palco Principal.

Os shows já começaram ontem (4) com o cantor Gusttavo Lima. Se apresentaram no Recinto de Shows e Rodeio João Milanez, 13 duplas e nomes reconhecidos em todo o país. Além de Gusttavo Lima, subirão ao palco, João Neto & Frederico / Conrado e Aleksandro (dia 5),  João Bosco & Vinicius / Israel & Rodolffo (dia 6),  Milionário & José Rico/ Festival Novos Talentos (dia 7). Jorge & Mateus (dia 8), Cristiano Araújo / Zé Ricardo & Thiago (dia 9),  Sambô/ Nando Reis (dia 10), e  Michel Teló / Bruninho & Davi (dia 11).

De sexta-feira (12) a domingo (14), a arena será ocupada pelo rodeio, com a realização da etapa do Professional Bull Rider (PBR),  com promoção e parceria da Santarena Brahma. Também não faltará a Prova de Três Tambores realizada pela equipe PBR (Etapa do Super Horse). Trata-se de uma competição feminina e está no seu terceiro ano de existência. Na prova, as competidoras precisam contornar os três tambores sem derrubá-los e no menor tempo possível.

Fonte: O Diário





Deixe seu comentário