Manejo de pombos em Londrina é tema de reunião

O manejo dos pombos em Londrina foi tema de uma reunião técnica realizada ontem (4) no auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). O evento na cidade de Londrina, que foi aberto à comunidade na busca de uma solução para este problema crônico, principalmente na área do Bosque Central, foi agendado pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e contou com a presença do secretário Cleuber Moraes Brito.

“É imprescindível que todos os segmentos da sociedade compareçam. Nosso biólogo, Paulo Dolibaina, que acompanha o caso desde o início, irá fazer uma rápida explicação do histórico do assunto, do que já foi discutido, das ações que já foram tomadas, para realmente ficar claro como está a situação”, comentou o secretário.

De acordo com Brito, o momento é de conversar com a sociedade e entidades ligadas ao meio ambiente para posteriormente haver a tomada de decisões. “Agora é hora de trocar experiências. Vamos ouvir a comunidade, profissionais do Ibama de guia Curitiba – que estarão na cidade -, representantes das universidades locais, do Conselho de Medicina Veterinária. Esperamos que a reunião seja bem produtiva. Podemos até constituir um grupo de estudo a partir dessa reunião”, assegurou.



O problema envolvendo a superpopulação de pombos voltou à pauta após a notícia de que o taxista Sidney José da Silva, 47 anos, morreu no final de março vítima de criptococose, mais conhecida como “doença do pombo”. O ponto em que trabalhava fica no cruzamento da Avenida Paraná com a Rua Prefeito Hugo Cabral, área da região central conhecida pelo alto número de aves e onde suas fezes são vistas em grande quantidade diariamente e o cheio sentido à distância.

Além disso, há vários anos que a administração municipal vem buscando uma solução para o problema da superpopulação de pombos, em especial no Bosque Central. Várias experiências para tentar afugentar as aves e, até mesmo, reduzir a população na área central de Londrina já foram debatidas e tentadas, mas sem qualquer solução prática até o momento.

Fonte: O Diário





Deixe seu comentário