Curso de Matemática da Universidade Estadual de Londrina oferece nova habilitação

O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão e o Conselho de Administração da Universidade Estadual de Londrina (UEL) aprovaram nova habilitação para o curso de Matemática. A habilitação em Matemática Empresarial, a ser ofertada no cestibular de 2014 é inovadora, já que vai suprir a falta de profissionais especializados na resolução de problemas a partir de modelos matemáticos.

O profissional com essa habilitação poderá atuar no comércio, indústria, na Bolsa de Valores e em institutos de previdência, entre outras possibilidades. “A recém criada habilitação não é um curso clássico de Matemática, já que o aluno terá um conhecimento que ninguém tem hoje”, explica o professor Eliandro Rodrigues Cirilo, do Departamento de Matemática.

O curso de Matemática da UEL já oferece bacharelado no período matutino, com 30 vagas, e licenciatura no período noturno com 40 vagas.

“A proposta é oferecer a empregabilidade para o aluno da área de Ciências Exatas, visando um nicho de mercado que cresce em Londrina e região”, afirma o professor. Para ele, o profissional possui competências específicas para atuar na solução de problemas em parceria com outros profissionais.



São os casos do cálculo de gastos com impostos no comércio, o uso da matemática atuarial para prever fatores previdenciários da chamada aposentadoria complementar, além da indústria que visa a otimização dos processos de construção e da logística.

Embora existam cursos semelhantes, como o de Matemática Industrial da Universidade Federal do Ceará (UFC), poucas instituições de ensino superior do país oferecem a formação em Matemática Empresarial. Segundo a professora Ângela Marta Pereira das Dores Savioli, coordenadora do colegiado do curso, o desafio é divulgar e informar os alunos de escolas públicas e privadas sobre a nova habilitação.

“Outro diferencial da nova habilitação é a carga horária de estágio durante dois anos em empresas, no comércio e na indústria”, completa. Ela acrescenta que o aluno faz a opção pela habilitação já no segundo ano do curso.

Além do Estágio Supervisionado em Matemática Empresarial, Ângela Marta também ressalta as disciplinas da nova habilitação, em especial aquelas voltadas para a elaboração de projetos, e disciplinas da área de estatística, matemática financeira e atuarial.

A aprovação da nova habilitação contou com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Comercial e Industrial de Londrina e a Instituto de Desenvolvimento de Londrina, entre outros.

Fonte: O Diário





Deixe seu comentário