Denúncia diz que reforço escolar será usado para melhorar índices do Ideb em Londrina

Uma denúncia na rede social Facebook aponta que a Secretaria Municipal de Educação de Londrina está destinando as aulas do reforço do contraturno escolar para melhorar os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

De acordo com o texto que circula na internet, o município está preocupado apenas com os índices da avaliação e deixou de lado o principal objetivo do setor, o ensino. Através de palestras e e-mais, os professores estariam sendo orientados a adotar a prática e focar na preparação dos alunos para a provinha Brasil (estudantes do segundo ano) e a prova Brasil (quinto ano).

“Em busca de índices Ideb Londrina vai abandonar quem mais precisa: os alunos com dificuldade de alfabetização”, conforme a publicação, compartilhada por diversos internautas.

A secretária executiva, Débora Meneguetti, é mãe de duas crianças e confirmou a denúncia na quarta-feira (20). Após ver um dos compartilhamentos na internet, ela se expôs e contou o que vem ocorrendo. Em entrevista a reportagem, Débora disse que na primeira reunião da Escola Municipal Carlos da Costa Branco, na zona sul de Londrina, no Estado do Paraná, ela teria sido informada que esta seria uma campanha da prefeitura para melhorar os índices da avaliação.

Foi dito a ela que uma de suas filhas, a de 10 anos, deveria passar pelas aulas de reforço, já que iria fazer a prova neste ano. “Os professores auxiliares estariam nesse treinamento para as aulas do contraturno específico para a prova”, disse. Ela comentou que ainda não havia sido comunicada da data de início das aulas.

Já a secretária municipal de Educação de Londrina, Janet Thomas, nega a veracidade da denúncia. “Não existe orientação nenhuma para melhorar numero de Ideb no contraturno. Existe para melhorar a aprendizagem. O fato de haver uma provinha Brasil é um fator de motivação dos alunos”, destacou.



Janet aponta que o município acredita que quando o pai está envolvido na escola na cidade de Londrina o filho apresenta melhores notas. E por isso essas orientações sobre o Ideb estariam sendo repassadas durante as reuniões escolares. Ela pontuou ainda que esta seria uma sugestão do Observatório de Gestão Pública de Londrina, quando encaminhou diretrizes para o Plano de Transparência e Controle Social.

À época, segundo ela, teria sido que a prefeitura colocasse em lugar visível nas escolas os valores obtidos nas avaliações para conhecimento dos pais. “Não tem como preparar alguém para tirar tal número no Ideb. Pensar no Ideb é impossível se não se preparar o aluno na alfabetização e matemáica. Acredito que seja uma maldade de interpretação, de querer achar problema onde não há”, declarou.

A Secretaria Municipal de Educação também encaminhou nota afirmando que “o objetivo do contraturno continua sendo contribuir para que os alunos possam superar suas dificuldades e, para tanto a formação dos professores é voltada para este fim”. O setor ainda coloca a preocupação com o índice e aponta que durante o contraturno poderão ser solicitados exercícios semelhantes aos do Ideb, já que essas atividades “levam os alunos a aplicarem seus conhecimentos em situações práticas propostas por problemas, o que consideramos de grande valia, do ponto de vista pedagógico”.

“Lógico que estamos preocupados com o IDEB. Há o objetivo de melhorar o índice do IDEB sim, no entanto não estamos preocupados com o resultado pelo resultado e sim o resultado enquanto consequência de todo o processo de ensino aprendizagem, pois o IDEB é um dos instrumentos de medida de avaliação desse processo”.

Fonte: O Diário





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