Festival Internacional de Londrina promete agitar a cidade

Começa nesta sexta-feira (23) a 45ª edição do Festival Internacional de Londrina (Filo). A abertura será realizada com o espetáculo Villa Argüello, da Companhia Celia Argüello Rena, da Argentina. A apresentação será às 20h30, no Teatro Marista.

A peça é apresentada por atores e bailarinos argentinos que vem pela primeira vez ao Brasil. O espetáculo mescla dança e teatro. Os intérpretes mostram o esforço de pertencer a um mundo quase estrangeiro e de agrupar-se junto a outros para, diante de tanta estranheza, encontrar-se a dançar.

Os ingressos para a abertura custam R$ 10 (meia-entrada) e R$ 20 e podem ser adquiridos na bilheteira oficial do Filo, no Catuaí Shopping Londrina (Rodovia Celso Garcia Cid, km 377).

Programação artística
A programação artística do Filo vai até 7 de setembro. Serão mais de 100 apresentações de teatro adulto e infantil, bonecos, dança, música e circo, com espetáculos nacionais e internacionais. Grupos da Bolívia, Espanha, Portugal, França e Argentina fazem parte do evento.

As apresentações serão realizadas em vários locais da cidade, com vários espetáculos abertos ao público. Além de Londrina, o Festival terá peças exibidas em palcos de  Apucarana e Jacarezinho. A programação completa está disponível no site do Festival.



Cabaré do FILO
Uma das novidades apresentadas para 2013 é o retorno do Cabaré do Filo, famoso por trazer grandes shows da música. O Cabaré será realizado de 29 a 31 de agosto e de 5 a 7 de setembro, no Parque de Exposições Ney Braga.

O evento musical terá shows com O Teatro Mágico, Otto e Céu, Gal Costa, Jorge Aragão, Baile do Bem (com Sandra de Sá, Paula Lima e Fernanda Abreu), e Zeca Baleiro. Também serão realizadas apresentações com bandas locais.

Oficinas
Também serão realizadas atividades formativas e de aprimoramento artístico, possibilitando intercâmbio entre artistas e estudantes de várias áreas. Os interessados podem fazer a inscrição através do site do Festival. A programação de oficinas começou na quinta-feira (22) e segue até o dia 7 de setembro.

45 anos
Em 2013, o Festival Internacional de Londrina completa 45 anos. O festival nasceu em 1968, como uma pequena mostra de grupos teatrais universitários. Atualmente, é o mais antigo evento do gênero em todo o continente e um dos mais importantes do Brasil. Vinte anos depois da primeira edição, tornou-se internacional.

Tradicionalmente realizada em junho, a mostra artística foi transferida para o segundo semestre por causa da realização da Copa das Confederações no Brasil. O Filo já teve dois espetáculos em junho, com a Companhia Brasileira de Teatro, contando com a participação da atriz Renata Sorrah, e os franceses da Cie. Les Apostrophés.





Deixe seu comentário