Laurentino Gomes lança obra 1889 em Londrina nesta quinta-feira

O jornalista e escritor Laurentino Gomes estará em Londrina nesta quinta-feira (28), quando lança o livro “1889” que fecha a trilogia de sucesso iniciada com “1808” e “1822”. Na nova obra, ele aborda os bastidores da Proclamação da República ao mesclar uma análise histórica com detalhes pitorescos e ampla ilustração.

O livro é dividido em 24 capítulos com o relato da queda da monarquia, a Guerra do Paraguai e o movimento pela abolição da escravatura. “É quase impossível entender o Brasil de hoje sem estudar essas três datas, que marcam a construção do Estado brasileiro durante o século XIX”, destacou o autor.

Foram necessários três anos de pesquisa para finalizar o texto, com consulta a mais de 150 referências. Gomes mostra como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para a proclamação da república no Brasil.



Entre as curiosidades do livro está a história de ciúmes envolvendo o marechal Deodoro da Fonseca e o senador Gaspar da Silveira Martins, chefe do Partido Liberal do Rio Grande do Sul que, segundo o autor, teve influência decisiva para a queda do império.

O lançamento será realizado às 19h30 nas Livrarias Curitiba do Catuaí Shopping, com entrada gratuita. O livro custa R$ 44,90.

O autor

Paranaense de Maringá, Laurentino Gomes é autor do livro 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de dom João para o Rio de Janeiro; e 1822, que discorre sobre a Independência do Brasil.

Ganhou quatro vezes o Prêmio Jabuti, o mais prestigiado da literatura brasileira – dois na categoria Melhor Livro Reportagem e dois como Livro do Ano de Não-Ficção. Sua obra também foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras.

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, Laurentino Gomes é membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paranaense de Letras.





Deixe seu comentário