Londrina participa da Campanha Outubro Rosa

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Londrina realiza nesta terça-feira (1º), às 10h, na sala de sessões do legislativo municipal, a abertura da 5ª Edição do Outubro Rosa. O evento londrinense tem a coordenação do Movimento Outubro Rosa, Associação Nós do Poder Rosa e do Hospital do Câncer de Londrina (HCL), com o apoio da Câmara, secretarias municipais, órgãos estaduais, universidades, entidades da sociedade civil e empresas locais.

O Outubro Rosa é um movimento internacional que simboliza a luta da sociedade contra o câncer de mama, com estímulo à participação da população, empresas e entidades, nas ações, prevenção e tratamento da doença. A iniciativa nasceu nos Estados Unidos em 1990 quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu o laço cor-de-rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. A partir daquele ano o evento passou a ser realizado anualmente naquela cidade e ganhou repercussão mundial. Em Londrina é a 5ª edição do Outubro Rosa, Movimento municipal que teve início 2009.

Integram a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher as vereadoras Elza Correia (PMDB), Lenir de Assis (PT) e Sandra Graça (PP).

Programação

Uma intensa programação está prevista para o evento de abertura do Outubro Rosa. Na área externa do prédio do Legislativo, a Viação Garcia deve estacionar os ônibus cor-de-rosa, usados pela empresa para garantir visibilidade ao movimento londrinense.

Já a cerimônia de abertura contará com depoimentos de mulheres vitoriosas na luta contra o câncer de mama e na sequência a apresentação de um vídeo sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, de autoria do médico mastologista José D’Oliveira Couto Filho, vice-diretor clínico do HCL e membro da Sociedade Brasileira de Mastologia.



“Nosso foco é o diagnóstico precoce e por isso é muito importante que a mulher reconheça a importância da realização da mamografia que detecta o tumor com menos de um centímetro o que permitirá o tratamento e a cura com menos traumas”, disse coordenadora do Movimento Outubro Rosa em Londrina, Célia Hauly.

Ela alerta porém que muitas mulheres realizam o exame, mas não buscam o resultado e por isso não retornam para consulta final. “A mulher tem que fazer a mamografia e buscar o resultado para, se necessário, dar início ao tratamento que em 90% dos casos é custeado com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS)”, completou.

Também será lançado o livro “Tudo o que você sempre quis saber sobre o câncer de mama!”, escrito por 44 médicos e profissionais ligados ao Grupo BRasileira de Estudos do Câncer de Mama (CBECAM), cujo projeto foi coordenado pelos oncologistas Sergio Daniel Simon, José Bines, Carlos Henrique Barrios, Francisco Wisintainer, Carlos Sampaio Filho e Gilberto Amorim e pela executiva de operações do Grupo, Cláudia Vasconcelos.

E ainda haverá o lançamento anual do Banco de Perucas e Lenços, simbolizando o início da coleta de perucas e lenços pelos integrantes dos movimentos de apoio ao Outubro Rosa. Os produtos coletados serão destinados às mulheres em tratamento de câncer coo forma de incentivo à luta contra a doença. “Fizemos este trabalho no ano passado e a aceitação foi muito boa. É uma forma de estimular a autoestima das mulheres que perdem o cabelo com a quimioterapia. Teremos vários pontos de arrecadação na cidade”, informou Célia Hauly.





Deixe seu comentário