Londrina vai intensificar fiscalizações em locais de eventos

Diversos órgãos da cidade de Londrina vão usar de maior rigor nas ações e fiscalizações para coibir o funcionamento ilegal de casas noturnas na cidade. A decisão foi tomada durante uma reunião composta por uma comissão de secretários municipais no final da tarde de segunda-feira (28), o segundo encontro organizado para debater este tema em Londrina no dia.

A reunião foi agendada a pedido do prefeito Alexandre Kireeff (PSD), após a tragédia registrada no domingo (27) em Santa Maria (RS), durante um incêndio a uma boate, em que morreram 231 pessoas, a maioria por sufocamento pela fumaça da queima de material tóxico no interior do estabelecimento.

O encontro da comissão de secretários foi com autoridades e representantes de entidades de classe com o objetivo de traçar um plano de mitigação (redução dos riscos a valores aceitáveis) de desastres, revisão de procedimentos de concessão de uso e fiscalização de segurança em boates, casas de shows e locais de eventos na cidade de Londrina.



Uma das medidas que devem ser retomadas é a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) e a vistoria por parte do Corpo de Bombeiros, com provável início ainda nesta semana, aos estabelecimentos. Outra ação a ser adotada imediatamente pela prefeitura é a revisão das normas de funcionamento para a elaboração de um decreto regulamentando estas normas e que estabeleça sanções administrativas no caso de descumprimento.

De acordo com o vice-prefeito Guto Bellusci (PSD), o encontro serviu para ampliar as ações esboçadas na reunião realizada pela manhã com os secretários municipais de Obras e Pavimentação, Fazenda, Defesa Social, Governo e Saúde. “O nosso objetivo é concentrar forças no sentido de coibir o funcionamento ilegal dos estabelecimentos, evitando que tragédias como a ocorrida em Santa Maria voltem a acontecer”, afirmou Bellusci.

Entre os participantes desta reunião estavam representantes da Chefia de Gabinete, secretarias municipais de Governo, Defesa Social, Obras e Pavimentação, Saúde, do Ministério Público (MP), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Clube de Engenharia de Londrina (CEAL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, entre outros órgãos.

Fonte: O Diário





Deixe seu comentário