Receita registra aumento de 22% na arrecadação de tributos em Londrina

A Receita Federal da cidade de Londrina registrou um aumento de 22% na arrecadação de impostos no ano de 2012. A subida foi impulsionada pelo crescimento do valor pago por algumas empresas que operam em todo o país e têm matrizes no município, além da cobrança dos inadimplentes e sonegadores.

O índice está bem acima do crescimento apresentado pelo Estado do Paraná, de 8,10%, e pelo Brasil, de 0,7%. O delegado adjunto da Receita Federal, David de Oliveira, explicou que isso se deve especialmente a um grupo de 80 empresas das quatro mil existentes em Londrina, que representa 70% da arrecadação.

“Londrina tem repetido nos últimos três anos um desempenho, em termos de arrecadação dos tributos federais, bem acima da média da região fiscal – Paraná e Santa Catarina – e da média nacional. Isso tem ocorrido principalmente pela concentração da arrecadação de algumas empresas de grande porte que têm tido nas áreas de atuação um crescimento muito grande”, disse à rádio CBN.



Segundo Oliveira, tirando a parte referente a esse grupo de empresas, o aumento da arrecadação fica na média de 8%, aproximando-se da registrada pelo Paraná. Entre os tributos que mais tiveram crescimento está o imposto de renda, com aproximadamente 33%.

O delegado explicou que os números expressivos são importantes, pois parte desses valores são reenviados a Londrina posteriormente. “Uma parte disso vai compor o fundo de participação dos municípios e do estado. Isso significa o retorno dos tributos no médio prazo e a possibilidade de crescimento nessa região”, colocou.

Fonte: O Diário





Deixe seu comentário