UPA do Jardim Sabará inicia atendimentos dia 10 de junho em Londrina

Inaugurada no dia 30 de junho do ano passado, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, na zona oeste da cidade de Londrina, entrará em funcionamento nesta segunda-feira (10). A partir das 7h, ela iniciará a recepção de pacientes.

O prédio foi inaugurado pelo ex-prefeito Barbosa Neto (PDT) no último dia permitido pela legislação antes do período eleitoral, porém não havia equipamentos e funcionários para colocar o local em funcionamento.

A demora no início dos atendimentos se deu por atrasos na contratação de profissionais e especialmente na licitação para a compra de equipamentos na cidade de Londrina. Foram necessários dois adiamentos pactuados com o Ministério da Saúde para que o município não tivesse que devolver os R$ 2,6 milhões investidos pelo governo federal na obra.



Os editais de equipamentos foram lançados inicialmente em 2012, mas a primeira licitação foi suspensa após a Secretaria Municipal de Gestão Pública justificar que as empresas interessadas apresentavam irregularidades. Já em novembro do ano passado, o Observatório de Gestão Pública apontou sobrepreço no processo que havia sido relançado.

A nova administração tinha a intenção de abrir a UPA em abril, mas a abertura vai ocorrer realmente neste mês de junho. Um aparelho de raio-X ainda não chegou ao local, porém a secretaria deve remanejar uma máquina já existente na rede para atender o Jardim Sabará.

A unidade terá atendimento 24 horas, cinco consultórios, uma sala de emergência com quatro leitos, 16 leitos de observação, uma sala de medicação com mais 16 leitos e uma equipe de enfermagem. A equipe médica já conta com 17 médicos clínicos, sete ortopedistas e mais profissionais aprovados em concurso já estão em fase de convocação para compor a equipe.

Fonte: O Diário





Deixe seu comentário