Saúde pretende vacinar 30 mil crianças contra poliomielite em Londrina

A Campanha Nacional contra a Poliomielite começa no próximo sábado (8). Na cidade de Londrina, a meta é imunizar 30.073 crianças de seis meses até menores de cinco anos. A tradicional campanha do Zé Gotinha seguirá até o dia 21 de junho.

De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, Sônia Fernandes, as doses repassadas pelo Ministério da Saúde devem ser distribuídas às Unidades Básicas de Saúde na cidade de Londrina (UBS) entre quarta (5) e quinta-feira (6), tendo em vista que na sexta-feira (7) será feriado em Londrina (Estado do PR).

No sábado, todos os postos de saúde ficarão abertos, das 8h às 17h, para aplicar a vacina nas crianças. A apresentação da carteirinha de vacinação é obrigatória. “Só vão receber as gotinhas aquelas crianças que já receberam a vacina através da injeção”, lembrou.



Sônia disse que a campanha pretende atingir, principalmente, aquelas crianças que já receberam as doses injetáveis contra a paralisia infantil. Ela garantiu que as que  foram imunizadas anteriormente estão protegidas e que a campanha oral é mais um reforço para combater a doença.

“A gotinha é uma dose extra e independe da rotina”, destacou. A coordenadora ainda lembrou que as mães que ainda não puderam imunizar seus filhos contra a gripe poderão aproveitar a oportunidade para vaciná-los.

A poliomielite pode ser moderada ou severa. Em casos mais graves, a doença pode levar à paralisia e morte. Na maioria dos casos, as pessoas infectadas não se sentem doentes. Por vezes, o vírus causa sintomas parecidos com os da gripe.

O vírus pode se propagar através de contato com objetos ou mãos ou então secreções respiratórias. No entanto, a poliomielite não se espalha facilmente em comunidades com altas taxas de vacinação.

Fonte: O Diário





Deixe seu comentário