Univesidade Estadual de Londrina implanta curso pré-vestibular para apenados

A diretora do Patronato Penitenciário de Londrina, Cíntia Helena dos Santos, é a convidada para a aula inaugural do Curso Pré-Vestibular  direcionado aos apenados, na próxima quinta-feira (11), a partir das 14h na Penitenciária Estadual de Londrina (PEL I) e logo depois, às 15h30, na PEL II. A diretora vai falar sobre o tema “Educação e Direitos Humanos na atualidade”, oficializando a iniciativa que deverá beneficiar 60 detentos de Londrina, com aulas de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

As aulas serão ministradas por 18 estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que receberão bolsas pagas pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Paraná (Seju).

A implantação de um cursinho pré-vestibular nas penitenciárias de Londrina é o resultado de trabalho que começou há mais de um ano envolvendo professores da UEL e técnicos da Secretaria de Justiça. Por iniciativa do governo do Estado já existe a Rede de Qualificação Profissional do Apenado, projeto que proporciona reciclagem profissional, redução do analfabetismo e a reinserção social. Segundo dados da Seju existem cerca de 18 mil apenados, nas 24 unidades prisionais do Estado.

De acordo com a diretora de Acompanhamento de Projetos da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Cleusa Cacione, os 18 estudantes terão uma oportunidade ímpar. Todos cursam licenciaturas na UEL e receberão R$ 658,80 mensais. As aulas serão presenciais, na PEL I e II, em salas de aula que foram preparadas pelos próprios presos.

Para cumprir a missão, os estudantes receberam treinamento de didática no Laboratório de Tecnologia Educacional (Labted) da UEL e serão supervisionados pelos seus professores. Os bolsistas terão ainda apoio dos educadores que atuam nas unidades prisionais, por meio do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA). De acordo com a diretora, a Proex deverá manter reuniões semanais para ouvir e acompanhar individualmente os jovens.



“Este estudante trabalhará sobre pressão, mas terá uma oportunidade única, que colaborará muito para uma sólida formação”, afirma a diretora. Ela informa que o material didático será o mesmo utilizado nos cursinhos oferecidos pela UEL. A única diferença é que a apostila, oferecida em forma de caderno espiral, foi transformada em brochura, cumprindo as rígidas normas de segurança das penitenciárias.

Para os apenados, as aulas serão interessantes para abrir novas oportunidades. A legislação brasileira garante benefícios para os apenados que se debruçam sobre livros na cidade de Londrina. Cada período de 12 horas de estudos significa um dia de remissão. Ainda de acordo com a legislação, o preso pode ser beneficiado com desconto de 1/3 no total de sua pena no caso da conclusão dos estudos (Ensino Fundamental, Médio e até Superior) durante a execução da pena. Todos os casos são avaliados individualmente pelo Juiz da Vara de Execuções Penais. Os 60 selecionados para as duas turmas da PEL I e II já concluíram o Ensino Médio e estão terminando suas penas.

Reunião

Professores da UEL se reuniram nesta sexta-feira (5) com a coordenadora de educação, qualificação e profissionalização da SEJU, Ana Rita Bortolozzo. O objetivo foi discutir o planejamento visando oferecer cursos para agentes penitenciários e apenados por meio da tecnologia de Educação à Distância (EAD). Participaram da reunião a pró-reitora de Extensão da UEL, Cristianne Cordeiro do Nascimento, o diretor do Labted, Pedro Paulo Ayrosa, além de professores do curso de Ciência da Computação da UEL, que já tem experiência com a ferramenta.

Fonte: O Diário





Deixe seu comentário