Pesquisa aponta contaminação no Lago Igapó em Londrina

Uma pesquisa feita por uma professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no norte do Estado do Paraná, mostrou que as águas do Lado Igapó estão parcialmente contaminadas. Ela explica que amostras recolhidas indicaram a presença de metais pesados, que podem causar danos à saúde.

“Inicialmente, nós constatamos problemas de contaminação aqui nessa região com os metais chumbo e cádmio”.  Também percebemos uma contaminação inesperada de estanho em função das tintas na cidade de Londrina utilizadas para a pintura de embarcações”, afirma a professora e doutora em quiímica, Josefa Santos Yabe.



Mas o problema não inibe a pesca dos moradores. Diariamente é possível perceber que várias pessoas praticam a atividade no lago. “O que não mata engorda”, conclui o jardineiro Pedro Azevedo.

“A pessoa que, por exemplo, leva um peixe para casa e frita, ela não está comendo um peixe saudável. O metal fica retido no organismo e para que isso seja eliminado, a pessoa tem que passar por tratamento médico”, relata Josefa. Ela acrescenta ainda que o problema pode acarretar  doenças nos ossos e rim.

Fonte: G1





Deixe seu comentário