Cras Londrina

Cras Londrina – Centro de Referência de Assistência Social – é uma unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.

Cras Londrina

Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no seu território de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência.

O CRAS presta serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária; A existência do CRAS está estritamente vinculada ao funcionamento do Programa de Atenção Integral à Família – PAIF, ou seja, à implementação do PAIF, co-financiado ou não pelo Governo Federal, que constitui condição essencial e indispensável para o funcionamento do CRAS.

Reconhece-se, portanto, ser atribuição exclusiva do poder público, o trabalho social com famílias, sendo esta a identidade que deve ser expressa no espaço físico do CRAS.

No CRAS, portanto, deve ser necessariamente ofertado o PAIF, podendo ser ofertados outros serviços, programas, benefícios e projetos conforme disponibilidade de espaço físico e de profissionais qualificados para implementá-los, e desde que não prejudiquem a execução do PAIF e nem ocupem os espaços a ele destinados. Os demais serviços sócio-educativos, ações complementares e projetos de proteção básica desenvolvidos no território de abrangência do CRAS devem ser a ele referenciados.

O que é o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Londrina?

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é o sistema governamental responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Por meio do Cras, as famílias em situação de extrema pobreza passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda. Identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nas localidades.



Serviços e Documentos CRAS Londrina

O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Dentre os objetivos desse serviço estão a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socio-assistenciais. As ações são todas implementadas por meio de trabalho de assistência social. Para dar entrada no Bolsa Família, primeiramente você precisa fazer o cadastro único. Veja quais são os documentos que você deve levar ao CRAS para realizar o cadastro.

Representante da família

CPF ou o Título de Eleitor
Comprovante de residência (água ou luz); este documento não é obrigatório, mas facilita o preenchimento do cadastro.
De preferência mulher, a representante da família será a pessoa responsável por responder às perguntas feitas pela equipe do CRAS para a realização do cadastro. Ela deve ter pelo menos 16 anos, fazer parte da família e morar na mesma casa dos outros membros da família.

Horário de Funcionamento CRAS em Londrina

  • Segunda a Sexta: das 07h30 às 17h

Endereço e Telefone CRAS em Londrina

  • Jd. Pq das Águas: Rua Ermelindo Leão, 270 – Telefone: (43) 3378-0393
  • Monte Carlo: Rua Maria José Carneiro, 55 – Telefone: (43) 3378-0438
  • Praça do Céu: Rua Angelo Gaioto, s/n – Telefone: (43) 3378-0598
  • Pq. das Indústrias: Rua Lirio dos Vales, 59 – Telefone: (43) 3378-0561
  • Conj, Habitacional Luiz de Sá: Rua Lino Sachetin, 524 – Telefone: (43) 3378-0389
  • Conj. Habitacional José Giordano: Rua Julieta Leite de Carvalho, 65 – Telefone: (43) 3378-0388
  • Erotildes: Rua Lauro J. P. Muller, 25 – Telefone: (43) 3378-0427
  • Jd. Marabá: Rua do Tamarino, 136 – Telefone: (43) 3378-0596
  • Jd. Maracanã: Rua Severino Peba Rolim, 373 – Telefone: (43) 3378-0430
  • Santa Rita: Rua Angelo Gaiotto, s/n – Telefone: (43) 3378-0598
  • Esperança: Rua Francisco Merighe, 89 – Telefone: (43) 3378-0588
  • Jd. Franciscato: Rua Ida Tamarozi, 315 – Telefone: (43) 3378-0564

Outras informações e site

Mapa de localização  Jd. Pq das Águas





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