Londrina Futebol Clube

O Londrina Futebol Clube é um clube de futebol localizado na cidade de Londrina, no norte do estado brasileiro do Paraná. É um dos principais clubes do estado, tendo sido fundado em 5 de abril de 1956.

Tendo como mando de campo o Estádio do Café, para cerca de 36.000 pessoas, clube com mais de 3.000 partidas disputadas, o Londrina ostenta as conquistas do Campeonato Brasileiro Série B de 1980 e da Primeira Liga do Brasil de 2017, além de cinco títulos do Campeonato Paranaense entre os seus títulos mais importantes, tendo como melhor participação no Campeonato Brasileiro – Série A o quarto lugar em 1977, sendo por essas façanhas o clube do interior paranaense mais bem sucedido.

Londrina Futebol Clube

Londrina Futebol Clube História

José Luciano de Andrade, antes de mudar-se para Londrina, vivia em Rolândia, onde fundou juntamente com seu irmão Luiz, um dos primeiros clubes profissionais do norte do Paraná, o Nacional de Rolândia. Quando soube que o time de Rolândia enfrentaria o Vasco, ele não vacilou. Tinha que ver este jogo de qualquer maneira. O Nacional venceu por 3 a 2. Quando retornava a Londrina, ao lado do médico Wallid Kauss, surgiu a discussão: “Se Rolândia pode ter uma equipe capaz de enfrentar o Vasco em condições de igualdade, porque não poderia acontecer o mesmo em Londrina?”

A ideia era fascinante e merecia ser melhor debatida. Para isso, nada melhor que ao redor de uma mesa. Foram a um restaurante. Não poderiam ter feito escolha mais feliz, pois tão logo ficou sabendo do assunto, o proprietário do estabelecimento, Pietro Calloni, italiano fanático por futebol, juntou-se ao médico alemão e aos advogados mulatos (Doan Alvarez Gomes e José Luciano Andrade). Alguns dias depois, a quinta cadeira foi ocupada pelo gerente da agência do Banco do Brasil, Paulo Schmidt – um avalista de peso – que sugeriu o nome Londrina Futebol Clube, logo adotado.

A ideia era tão boa que pelo menos duas mesas do restaurante tinham de ser reservadas para aqueles malucos que estavam fundando um clube de futebol: o juiz Ismael Dornelles de Freitas, o médico Osvaldo Palhares, o professor Silveira Santos, Camilo Simões, Fioravante Bordin, Nicola Pagan, Algacir Penteado e Francisco Arrabal.

Caminho para o progresso
E em Londrina, a história parecia apressada. Cerca de 25 times estavam registrados na Liga Regional de Futebol (amador) quando, numa quinta-feira, um número considerado de desportistas compareceu ao salão nobre do Hotel Monções para eleger a primeira diretoria do novo clube. O prefeito Antonio Fernandes Sobrinho e o secretário da Prefeitura, Mário Cunha, também estavam presentes. Depois de algumas horas de debates, o estatuto da agremiação e a composição da primeira diretoria foram aprovados. A Ata de Fundação foi redigida por Paulo Carvalho Braga e seu texto era, antes de tudo, formal, ou não seria uma Loa Ata: “Aos cinco dias do mês de abril de mil novecentos e cinqüenta e seis, às vinte horas, compareceram os a baixos assinados, os quais, de comum acordo deliberaram fundar um clube de futebol profissional e demais esportes, o qual recebeu o nome de Londrina Esporte Clube…

A composição da primeira diretoria apresentada por Wallid Kauss e eleita por aclamação, tinha nada menos que cinco “presidentes de honra” (que normalmente ficam muito honrados com o cargo mais pouco apitam): o prefeito Antonio Fernandes Sobrinho, o juiz Ismael Dorneles de Freitas, Julio Fuganti, Leônidas Rezende e Pietro Calloni.

Naquela mesma noite ocorreu também a primeira eleição de um técnico de time de futebol, que se tem notícia: isto mesmo, José Luciano de Andrade foi o escolhido (ele também acumularia o cargo de supervisor). Mas o clube que nascia não pensava em se restringir ao futebol e foi eleito também um diretor social: o então promotor Antonio de Silveira Santos.



Após ser lavrada a ata de fundação do novo clube, começava a parte mais difícil que seria arrecadar dinheiro, é criado um livro de ouro que foi aberto pelo Comendador Julio Fuganti com 50 mil cruzeiros, o total arrecadado foi em torno de 800 mil cruzeiros; a próxima tarefa seria conseguir jogadores, e para isso foram realizadas várias peneiradas com jogadores amadores locais, de onde surgiram: Rubinho, Nery, Valter, Pozzi, Zolan, Comida, Ioiô, Gino, Pinduca, Zezinho, Gatão e Lelé (que era de Londrina porém jogava no Britânia de Curitiba).

Não era o suficiente, então invadiram o mercado do Rio de Janeiro e trouxeram do Flamengo: Marinho Rodrigues, Rubens Cortez, Jorge Paulino, Paulinho, Alaor, Mauricio, Inácio, Tião e Jorge Davi, do Botafogo vieram Abel e Jaime, e de outros clubes cariocas, Osvado, Domingos, Jorge Carlos, Carvalho e Jota Alves.

No futebol Paulista foram até a Portuguesa Desportos e conseguiram trazer Mané, Valter II, Armandinho e depois Zé Carlos, bem como outros do interior. Estava assim formado o novo clube. Em reunião extraordinária na sede da Federação Paranaense em Curitiba no dia 25 de junho de 1956, através do Boletim Oficial 75/56 – Resolução Nº 10 foi concedido o registro do Londrina F.C. O depoimento de David dos Santos Filho é muito importante para esclarecer uma divergência com relação ao primeiro presidente do Londrina. O Fioravante Bordin foi eleito para o cargo, mas ele não era uma pessoa muito ligada ao futebol e afastou-se logo, alegando que tinha muitos negócios particulares, que não podia dedicar-se ao clube, Camilo Simões então assumiu o cargo.

Londrina Futebol Clube Estrutura

Nos anos 40, o Estágio VGD era um campinho de futebol utilizado em disputas entre funcionários da Cerâmica Mortari e times de futebol amador de Londrina, como o extinto Operário. Quando a Prefeitura Municipal construiu a primeira parte das arquibancadas do novo estádio municipal, este campinho foi denominado de Estádio Capitão Aquiles Pimpão. Em 1954, passou a ser chamado Estádio Vitorino Gonçalves Dias. A construção foi iniciada na administração do Pref. Antônio Fernandes Sobrinho e terminou na gestão do Pref. Dalton Paranaguá. O VGD pertence à Prefeitura Municipal de Londrina, que concedeu permissão de uso do estádio ao Londrina Esporte Clube (LEC). O estádio também é destinado ao desenvolvimento de atividades desportivas, sociais e culturais, e sede do Conselho Deliberativo do LEC.

Vagas Londrina Futebol Clube – Trabalhe Conosco

O Londrina Futebol Clube disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Londrina Futebol Clube em Londrina

  • De segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h. Aos sábados das 8h às 12h.

Onde fica, Endereço e Telefone Londrina Futebol Clube em Londrina

  • Av. Jorge Casoni, 1900 – Centro – Londrina – PR
  • Telefone: (43) 3322-9756

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário