TGCL Londrina

A TCGL Londrina é uma empresa de Transporte Coletivo que atende o sistema urbano da cidade de Londrina. Foi fundada em 1958, inicialmente como VUL – Viação Urbana Londrinense, sob o comando da empresa Irmãos Lopes. Em 1978 passou a ser TCGL, Transporte Coletivo Grande Londrina.

Em 1997 foi adquirida pelo Grupo Constantino, que implantou um novo modelo de gestão, baseado em indicadores de qualidade e produtividade.

TGCL Londrina

TCGL Londrina História

Inicialmente, no ano de 1958, a pedido do então prefeito de Londrina, Antônio Fernandes Sobrinho, é criada a VUL – Viação Urbana Londrinense, um departamento dentro da empresa Irmãos Lopes, uma concessionária de veículos, para atender o serviço de transporte coletivo de Londrina, substituindo a Viação Urbana, de Fattori, Simone & Lyra, que havia entrado em falência.

O Terminal funcionava na Praça Gabriel Martins e são implantadas seis linhas: Vila Brasil, Vila Casoni, Vila Nova, Vila Yara, Shangri-lá e Aeroporto (todas ainda existem, exceto a do Aeroporto). A maior dificuldade é vencer as ruas sem pavimentação.

Em 1978, a Irmãos Lopes inicia as atividades da TCGL – Transportes Coletivos Grande Londrina, substituindo a VUL. A TCGL possui configuração própria, desmembrada da Irmãos Lopes. A empresa conta com 125 ônibus e aproximadamente 600 funcionários. Dez anos depois, em 1988, é inaugurado o atual Terminal Urbano Central de Londrina, em 2 pisos, com 10 plataformas (3 no inferior, 7 no superior) com mais de 15 mil metros de área construída, fazendo do quadrilátero das ruas João Cândido, São Paulo, Benjamin Constant e via Leste-Oeste o local de maior desfile diário de cidadãos na região metropolitana com uma circulação de mais de 120 mil pessoas por dia.

Em 1997, a TCGL é adquirida pelo Grupo Comporte, holding formada pelas empresas Max Empreendimentos, Áurea – Administração e Participações Ltda e PMG Participações Ltda, de propriedade do empresário Nenê Constantino, que também tem outras empresas de ônibus em outros estados, como a Pássaro Marron. No ano seguinte, novos carros modelo Marcopolo Torino passam a ser utilizados, para uma renovação da frota.



Em 2001, A TCGL cria o Psiu (foto a esquerda), serviço de ônibus diferenciado sem ponto definido para embarque e desembarque, que não passa pelos terminais e com tarifa maior (Em comparação com o convencional que custava 1,15, o Psiu custava 1,50). Operando com 13 veículos Marcopolo Senior, com Ar-Condicionado e Wi-Fi (inicialmente, apenas os Psiu tinham Wi-Fi livre) em linhas que cortam todas as regiões da cidade.

Em 2004 é implantado o Sistema de Bilhetagem Eletrônica, utilizando cartões de transporte, substituindo os passes de papel. Com a Integração Eletrônica, o usuário pode utilizar dois coletivos no prazo de 1 hora, sem pagar duas vezes.

TGCL Londrina Horários

Acesse o site e verifique os horários e intinerários das linhas oferecidas pela empresa.

Vagas TGCL Londrina – Trabalhe Conosco

A TGCL Londrina disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento TGCL em Londrina

  • Segunda a Sexta das 08h às 16h30

Onde fica, Endereço e Telefone TGCL em Londrina

  • Rua Messias Wilmar de Souza, 756 – Vila Recreio – Londrina – PR
  • Telefone: (43) 3378-2400

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário